Compartilhar seu tempo e habilidades é uma ótima maneira de ajudar sua comunidade. Mas quando você é voluntário, você também impulsiona sua carreira. Aqui estão 11 razões.

1. O voluntariado aparece muito bem em seu currículo

Retribuir pode mostrar que você está comprometido com sua comunidade e tem habilidades, conexões, iniciativa e experiência necessárias no local de trabalho. Veja isso do ponto de vista de um empregador: aqui está um candidato que está disposto a usar habilidades valiosas para uma causa nobre. O que há para não gostar disso?

Em seu currículo , certifique-se de incluir:

O título de sua posição de voluntário e uma descrição de trabalho por escrito
Exemplos de suas atividades, habilidades e realizações voluntárias
Como sua experiência de voluntário se relaciona com o emprego para o qual você está se candidatando

2. O voluntariado lhe dá experiência

Sua experiência como voluntário mostra que você pode se dar bem com outras pessoas, assumir um compromisso e que possui as atitudes e habilidades que os empregadores desejam em um funcionário em potencial . Os empregadores também poderão ver que você pode administrar seu tempo e concluir suas tarefas.

3. O voluntariado permite que você pratique suas habilidades de busca de trabalho

Encontrar e se candidatar a um cargo de voluntário é muito parecido com encontrar e se candidatar a um emprego. Você pode até usar sua pesquisa de voluntariado para refinar suas habilidades de pesquisa de trabalho :

Considere o que você quer e o que você tem a oferecer

Pense no tipo de experiência de trabalho que você deseja com o voluntariado. Você gostaria de melhorar suas habilidades pessoais ou descobrir como é trabalhar em um determinado campo? Tente responder a estas perguntas:

  • Quais habilidades você deseja usar ou desenvolver?
  • Quais posições voluntárias irão promover seus objetivos de carreira?
  • Com quanto tempo você pode contribuir?
  • Você precisa de horários flexíveis?
  • Quais experiências e recursos você está procurando?
  • Quais são os itens obrigatórios e os agradáveis?
  • Sobre quais questões ou causas você tem forte convicção?

Faça uma pesquisa ampla

  • Deixe seus amigos, familiares e colegas de trabalho saberem que você está procurando ser um voluntário.
  • Verifique se há alguma ONG ou um centro de voluntários perto de você
  • Pesquise online por “oportunidades de voluntariado

Pesquise a organização para a qual deseja trabalhar como voluntário

  • Visite o site da organização.
  • Participe de uma sessão de informações sobre a organização.
  • Reúna-se com o coordenador de voluntários.
  • Converse com pessoas que são voluntárias ou trabalham para a organização.

4. O voluntariado ensina você a se inscrever e entrevistar para empregos

Ao se inscrever para ser um voluntário, você:

  • Pode ser necessário preencher um formulário e participar de uma entrevista
  • Pode ser necessário passar por um processo de triagem de segurança, incluindo um histórico de condução e verificação de antecedentes criminais
  • Deve se preparar para a entrevista como se estivesse se candidatando a uma posição remunerada

Se uma organização poderia usar suas habilidades, mas não tem uma vaga no momento, você pode pedir para ser colocado em uma lista de espera.

5. O voluntariado ajuda você a praticar e desenvolver habilidades

Ajudar dá a você a chance de desenvolver habilidades que você já possui e aprender novas. Por exemplo, como voluntário, você pode ser capaz de usar seu segundo idioma ou habilidades de falar em público. Você também pode aprender um novo programa de computador ou desenvolver novas habilidades de atendimento ao cliente.

O voluntariado também pode ajudá-lo a manter habilidades que talvez não esteja usando em outro lugar. Por exemplo, se você trabalha sozinho em um depósito de peças, ser voluntário em um festival pode ajudá-lo a manter e melhorar suas habilidades pessoais.

As habilidades e atitudes que você desenvolve em seu cargo de voluntário podem ser facilmente transferidas para seu currículo. Os empregadores valorizam essas qualidades. Por exemplo, você pode listar que:

  • Conheça e compreenda a descrição do seu trabalho e função
  • São confiáveis ​​e aparecem na hora certa para cada turno
  • Tenha uma atitude positiva
  • Trabalhe como parte de uma equipe

Algumas organizações dão a seus voluntários a chance de serem avaliados por seu desempenho. Você pode guardar uma cópia de sua avaliação escrita para oportunidades futuras.

Seja realista sobre seu nível de habilidade atual ao se inscrever como voluntário. Uma organização pode precisar de pessoas com níveis de habilidade mais avançados do que o seu na posição desejada. Se for esse o caso, você pode procurar experiência de voluntário que desenvolva essas habilidades para que possa se qualificar mais tarde para uma posição mais desafiadora.

6. O voluntariado expande sua rede

Sua rede consiste em todas as pessoas que você conhece e todas as pessoas que eles conhecem. O voluntariado dá a você a chance de conhecer novas pessoas e expandir sua rede. Mantenha uma lista dos contatos que você fez durante o voluntariado. Isso inclui funcionários, membros do conselho, clientes, outros voluntários e fornecedores. Você nunca sabe quem pode ajudá-lo e como.

7. O voluntariado pode ajudá-lo a encontrar um mentor

Um mentor é alguém que pode orientar e encorajar você em sua carreira. Pode ser um funcionário experiente, membro do conselho ou outro voluntário que pode ajudá-lo a ter sucesso, não apenas em sua posição de voluntário atual, mas também em seus objetivos de carreira de longo prazo.

8. O voluntariado pode fornecer referências

Por ser um voluntário dedicado e eficaz, você pode obter uma nova referência . Você pode usar esta referência para se candidatar a um emprego remunerado ou a um programa pós-secundário. Quando você pedir a alguém para ser uma referência, certifique-se de saber como a pessoa se sente a respeito de você e seu trabalho.

Algumas organizações de voluntariado oferecem certificados de experiência de trabalho. Você pode incluí-los em seu currículo ou fornecê-los em uma entrevista. Esses certificados podem mostrar o número de horas que você trabalhou como voluntário e as habilidades que você aprendeu. Eles também incluem uma avaliação de sua ética de trabalho. Pergunte à sua organização de voluntários se isso é algo que eles estariam dispostos a oferecer.

9. O voluntariado permite que você verifique uma ocupação ou indústria

Quando você está pensando em uma direção de carreira ou em uma mudança de carreira, o voluntariado permite que você explore diferentes ocupações e setores . Você conhece as pessoas, os desafios e as recompensas envolvidas. Você também obterá uma melhor compreensão das funções e empregos disponíveis. Por exemplo, como voluntário de um hospital, você está exposto a uma ampla gama de profissionais de saúde, desde enfermeiros e médicos da linha de frente até administradores de programas .

A experiência do voluntário em um campo ou setor específico pode fazer seu currículo ou aplicação se destacar . Isso é verdadeiro quando você está competindo por um emprego ou se candidatando a um programa pós-secundário nessa área. Por exemplo, a experiência voluntária em um centro de idosos pode aumentar suas chances de ser aceito em um programa de enfermagem.

10. O voluntariado ajuda você a se conhecer

Conhecer suas habilidades, realizações, interesses e valores é a base para o sucesso na carreira. A experiência como voluntário pode ser uma boa maneira de aprender mais sobre você e seu potencial. Também lhe dá a chance de descobrir como as outras pessoas veem você e seus pontos fortes.

11. O voluntariado aumenta a sua confiança

Manter a sua confiança é especialmente importante se você nunca trabalhou antes ou está desempregado há algum tempo. Também ajuda quando você está desanimado em relação à busca por um novo emprego ou direção de carreira. O voluntariado pode ajudá-lo a se sentir ativo, útil e produtivo.


O voluntariado o ajudará a construir uma base sólida para a próxima fase de sua carreira. As habilidades que você usa, as tarefas que você completa e os resultados que você alcança por meio do voluntariado o aproximarão de seus objetivos de carreira. Além disso, você terá a oportunidade de fazer uma diferença positiva na vida de outras pessoas.