Escrever uma carta de apresentação clara e forte chamará a atenção do empregador e aumentará suas chances de uma entrevista.

Uma carta apresenta você e seu currículo ou formulário de inscrição. Seu objetivo é chamar a atenção do empregador, mostrando como suas habilidades e realizações o tornam um bom candidato para o trabalho.

Prepare-se para escrever sua carta de apresentação

Descubra algumas dicas importantes para escrever uma carta de apresentação o que proporcione entrevistas, por exemplo, como usar palavras de ação e quanto tempo seu currículo deve ter.

Estude o anúncio de emprego para ver quantas de suas habilidades correspondem às necessidades desse emprego. Certifique-se de colocá-los em sua carta. Personalize cada carta de apresentação para se adequar ao emprego específico para o qual você está se candidatando.

Pesquise os objetivos e atividades da empresa explorando o seu website. Se você menciona uma meta ou atividade em sua carta, está demonstrando seu interesse pela empresa.

Antecipe as perguntas do leitor e forneça respostas. Pense sobre:

Como você beneficiaria a organização
Por que trabalhar lá atrai você
Coloque essas razões em sua carta. Faça com que seja fácil para o empregador ver como e onde você se encaixaria. Lembre-se de que uma carta de apresentação deve motivar o empregador a ler seu currículo . Não deve simplesmente repetir os fatos já em seu currículo.

Lista de verificação para cartas de apresentação

Incluí o número de referência do trabalho e o nome do cargo listado na postagem.

Usei a mesma fonte do meu currículo. Minha carta de apresentação e currículo combinam e parecem profissionais.

Minha carta de apresentação tem no máximo 1 página.

Usei uma linguagem simples e direta.

Meus parágrafos são curtos.

Apenas algumas frases começam com “Eu”.

Respondi a perguntas que o empregador poderia ter sobre minha experiência e habilidades.

Eu personalize minha carta. Isso reflete minha personalidade, mas não me faz parecer agressivo, autoritário ou muito familiar.

Minha carta é profissional. O humor geralmente não é a abordagem certa.

Dei um número de celular ou de telefone residencial onde posso ser encontrado.

Mencionei que estou disponível, conforme a conveniência do empregador, para uma entrevista ou para discutir oportunidades.

[Em uma carta impressa apenas – não para cartas digitais] Escrevi minha assinatura acima do meu nome digitado.

Incluí a frase “Currículo Anexado” após a assinatura.

Verifiquei minha carta em busca de erros de ortografia, pontuação, gramática ou digitação.

Alguém além de mim examinou minha carta.

Envie sua carta de apresentação

No anúncio de emprego, os empregadores geralmente dizem como desejam receber seu currículo. Envie sua carta de apresentação junto com seu currículo.

Um empregador pode ter centenas de formulários de candidatura para encontrar um único anúncio de emprego. Chame a atenção deles com uma carta de apresentação forte que destaca as habilidades e experiências que você pode trazer para a organização, e você terá uma chance maior de conseguir uma entrevista.