Os empreendedores são frequentemente descritos como pessoas com grandes sonhos – pessoas que ficam entusiasmadas em dar vida a uma nova ideia, mas o dia-a-dia pode ser bem mais complicado.

Os empreendedores tendem a ser atraídos por oportunidades, inovação e valor. Eles gostam de construir coisas, fazer a diferença e encontrar novas maneiras de seguir em frente. Mas há muito mais do que isso.

O que faria de você um empresário nato?

Você pensa em termos do que não foi feito antes? Isso pode significar encontrar um toque único em um produto, serviço ou processo existente, ou inventar algo novo.

Por exemplo, há muito tempo é possível usar um telefone para pedir uma carona para casa. Hoje, usar um aplicativo móvel oferece uma alternativa única. Uma inovação também pode dar um salto muito maior, como a construção de uma ferramenta médica totalmente nova.

Você pode ser um empresário nato se já ouviu dizer que é bom em:

pensando em “novas ideias”
resolvendo problemas
vendo oportunidades
inspirando e liderando pessoas

Mas será que você tem o que é preciso?

São necessárias certas habilidades, atitudes e valores para iniciar um negócio e torná-lo um sucesso. Você pode aprender algumas delas no trabalho, mas é mais provável que outras façam parte da sua personalidade. Aqui estão algumas características comuns dos empreendedores:

Inovativo: Onde os outros veem problemas, eles veem soluções.
Curioso:  Onde outros pensam que a aprendizagem acontece na escola, eles aprendem de muitas fontes e, muitas vezes, no dia-a-dia do negócio.
Competitivo: Onde outros temem a competição, eles são levados a alcançar seus objetivos.
Aberto a riscos: Onde os outros se inclinam para a segurança, eles gostam de correr riscos.
Proativo: Onde outros gostam de estrutura em seus dias, eles são auto-iniciantes.

Confiança, otimismo, independência, criatividade, motivação, ética de trabalho e capacidade de persuasão também são fundamentais. O mesmo acontece com a saúde física e a resistência.

Você deve pensar sobre esse caminho

Existem grandes razões para pensar em ser um empreendedor:

  • As pequenas empresas ajudam as comunidades a prosperar.
  • As comunidades precisam de pessoas para resolver problemas complexos em áreas de saúde a computação.

Existem muitos grandes motivos pessoais para pensar em ser um empreendedor também:

  • Pode haver muitas coisas diferentes em que pensar e acompanhar, já que você normalmente está mudando de uma ideia ou tarefa para outra.
  • Você tem mais controle do que a maioria dos trabalhadores sobre quando e onde trabalhar.
  • Você pode escolher trabalhar em algo que inspire sua paixão.
  • Você pode administrar seu negócio de acordo com seus valores, por exemplo, doando parte de seus lucros para uma boa causa.
  • Você pode ter mais controle sobre sua vida do que teria trabalhando para outra pessoa.

Avaliar o risco

Enquanto uns poucos sortudos alcançam o sucesso imediatamente, outros contam com crédito ou outros tipos de apoio para financiar seus sonhos. Para se sentir bem em fazer coisas como essa, você precisa aceitar uma quantidade moderada de risco. Você também precisa acreditar que seu plano terá sucesso. É aconselhável consultar familiares, amigos, mentores e consultores de negócios para obter ajuda na compreensão dos riscos antes de começar.

Até que você construa um mercado forte para seu trabalho, você não terá um pagamento estável. Na verdade, sua renda pode ser bastante instável nos primeiros anos. Algumas pessoas têm outros empregos para pagar suas contas durante esse período.

Como você pode fazer isso funcionar?

Embora muitas pessoas pensem nos empreendedores como produtores de dinheiro, essa não é a principal razão pela qual muitas pessoas optam por esse caminho.

Fatores como satisfação no trabalho, interesse e controle sobre suas vidas costumam ser mais importantes, e o dinheiro (se vier) é um bônus. Na verdade, na fase inicial e inicial de crescimento de um novo negócio, a maioria dos proprietários trabalha mais horas por um pagamento menor do que ganhava trabalhando para outra pessoa.

Idealmente, esse tempo será compensado em uma receita maior e uma carga de trabalho mais leve à medida que a empresa cresce.