Algumas perguntas da entrevista de emprego são fáceis: Onde você estudou? Por quanto tempo você trabalhou em seu emprego anterior? Mas os gerentes de contratação também podem fazer perguntas hipotéticas e comportamentais. Saiba como estar preparado!

Perguntas hipotéticas são aquelas que perguntam como você lidaria com uma situação estressante. Perguntas comportamentais são aquelas que perguntam sobre como você lidou com uma situação difícil no trabalho no passado.

Ao se preparar para entrevistas usando o método STARS (Situação, Tarefa, Ação, Resultado, Habilidades), você será capaz de fornecer exemplos concretos para essas perguntas que o ajudarão a vencer sua entrevista de emprego.

Os entrevistadores costumam fazer perguntas hipotéticas e comportamentais porque acreditam que suas ideias e comportamento passado podem prever suas ações futuras. Por exemplo, como você respondeu a uma determinada situação – ou como poderia responder a uma situação que nunca viu – ajuda a mostrar suas habilidades analíticas, criatividade, como você resolve problemas e como usa suas habilidades em circunstâncias semelhantes.

Como você usa o método STARS

  • S ituação – descreva a situação e o problema que você enfrentou.
  • T perguntar-Explique o que você precisava fazer, porque você precisava fazer isso, e os desafios envolvidos.
  • A ção — Descreva as ações que você executou.
  • R esultados – Explique o que aconteceu como resultado de seus esforços.
  • S kills — Destaque as habilidades que você usou neste exemplo.

O método STARS é ideal para perguntas de entrevistas hipotéticas e comportamentais que começam com:

  • E se…
    • Por exemplo, o que aconteceria se um cliente começasse a gritar com você?
  • O que você faria se / quando …
    • Por exemplo, o que você faria se visse um colega de trabalho fazendo algo inseguro?
  • Descreva um …
    • Por exemplo, descreva uma ocasião em que um professor ou gerente fez algo de que você não gostou.
  • Conte-nos sobre uma época em que …
    • Por exemplo, conte-nos sobre uma ocasião em que alguém criticou seu trabalho ou suas ideias.
  • Você já…
    • Por exemplo, você já teve problemas em trabalhar com alguém?
  • Descreva como você lidaria …
    • Por exemplo, esboce como você lidaria com um problema de agendamento.
  • Dê-nos um exemplo de como …
    • Por exemplo, dê-nos um exemplo de como você lidou com um problema desafiador.

Identifique suas habilidades específicas de trabalho

Quanto melhor você descrever suas habilidades e realizações, mais forte será a impressão que causará nos empregadores em potencial.

Prepare suas respostas para perguntas hipotéticas e comportamentais

Você provavelmente não saberá quais questões hipotéticas e comportamentais serão feitas, então é melhor considerar algumas circunstâncias desafiadoras que você experimentou e desenvolver respostas STARS para demonstrar suas habilidades em lidar com as situações.

Aqui estão algumas maneiras de pensar sobre os pontos fortes e as habilidades que você precisará incluir em sua resposta a essas perguntas.

  • O anúncio de emprego provavelmente identificou as habilidades necessárias para esse trabalho, mas você também pode verificar os  perfis ocupacionais e  pesquisar o empregador  para saber mais sobre as habilidades necessárias para o trabalho.
  • Antes da entrevista, escreva várias situações em que você usou essas mesmas habilidades. Ao lado de cada situação, liste as habilidades que você usou. Exemplos de habilidades profissionais incluem liderança, resolução de problemas, trabalho em equipe, flexibilidade e comunicação.
  • As situações que você escolhe não precisam estar relacionadas ao trabalho. Eles podem incluir atividades de lazer, trabalho voluntário ou projetos escolares. Encontre vários exemplos que você pode adaptar ou ajustar para diferentes questões.

Para perguntas hipotéticas, se você for pego de surpresa em uma entrevista, pense bem na sua resposta antes de dizer qualquer coisa. Para ser justo com todos os candidatos, entrevistadores eficazes não lhe darão nenhuma pista sobre o que eles acham que é a resposta certa. Tudo o que você pode fazer é responder honestamente.

Para questões comportamentais, use exemplos reais. Os entrevistadores podem fazer perguntas de acompanhamento e os detalhes devem fazer sentido. Se os exemplos que você preparou não se encaixam na pergunta, peça alguns momentos para pensar em uma resposta.

Escolha exemplos com resultados positivos

Todo mundo gosta de uma história com final feliz e os entrevistadores não são diferentes. Escolha exemplos que destacam seus sucessos.

Os entrevistadores podem perguntar sobre uma ocasião em que você cometeu um erro ou falhou em um projeto. Ao compartilhar essas histórias, termine com uma nota positiva, descrevendo o que você aprendeu ou como você melhorou.

Siga o método STARS

Depois de ter seus exemplos, você desejará apresentar seus detalhes de uma forma clara e significativa. É aí que entra a estrutura STARS:

Aqui está um exemplo de pergunta que mostra como o método STARS funciona:

Você pode nos contar sobre uma ocasião em que tratou de um problema com um cliente?

1. Situação

Prepare o cenário descrevendo a situação que você enfrentou. Certifique-se de que seus ouvintes entendam o problema, para que seus resultados os impressionem. Mantenha suas respostas curtas – 2 a 4 frases no máximo para cada letra de STARS. Por exemplo:

Um cliente insatisfeito alegou que o departamento de remessa enviou as peças erradas para sua loja.

2. Tarefa

Mostre quais eram suas funções e quaisquer metas que foram estabelecidas para você antes de começar. Lembre-se de salvar suas ações para a próxima seção. Por exemplo:

Como supervisor de peças, tive que descobrir como esse problema acontecia e como resolvê-lo. Meu objetivo era manter este importante cliente feliz.

3. Ação

Descreva as etapas que você seguiu para resolver seu problema e alcançar seu objetivo. Seja específico. Você pode mencionar os planos que fez, o software especial que usou ou as equipes que formou. Por exemplo:

Assegurei ao cliente que eu mesmo examinaria a situação. Verifiquei todos os detalhes, comparando nosso banco de dados com os catálogos digitais de nossos fornecedores. Com certeza, cometemos um erro – um erro de digitação. O problema era nosso sistema de numeração de peças, que atribuía números semelhantes a peças muito parecidas.

4. Resultado

Explique como suas ações levaram a resultados positivos. Se possível, use números para quantificar seu sucesso . Use esta seção para mostrar como você pode brilhar. Por exemplo:

Enviei as peças corretas para o cliente durante a noite e disse a ela que ela seria reembolsada pelo custo total do pedido devido ao inconveniente. Garanti a ela que faríamos mudanças para que o problema não ocorresse novamente. Em seguida, trabalhei com minha equipe para desenvolver um novo sistema de numeração que reduziu os erros de uma média de 11 para 3 por mês e reduziu o tempo de resposta em 15%. Por causa dessas melhorias, o cliente aumentou seus pedidos em 30%.

5. Habilidades

Lembra das habilidades que você listou ao lado de cada situação? Por exemplo:

Usei minhas habilidades de comunicação, análise e trabalho em equipe naquele dia. Resolvi um problema específico de um cliente e um problema geral de minha organização.

Pratique suas respostas em voz alta para parecer profissional e preparado.

Lembre-se de que a entrevista é a sua hora de brilhar. Usar o método STARS para responder a perguntas comportamentais mostrará claramente aos entrevistadores como você se encaixa na organização deles.